Cidadãos Beneméritos- Parlamentares aprovam projetos

por claudia — publicado 10/06/2015 18h20, última modificação 11/06/2015 12h36
Propostas nominam mais ruas do município

Os vereadores da Câmara Municipal de Castro aprovaram durante sessão ordinária na tarde de hoje, dia 10 de junho, projetos de lei que concedem título de cidadãos beneméritos, honraria concedida a pessoas que nasceram no município. De autoria de todos os parlamentares, estas proposições homenageiam o Senhor Doutor Lauro Lopes e a Senhora Glaci Ribas Lopes, em reconhecimento aos serviços prestados a municipalidade e por sua atuação exemplar na vida pública, desempenhando seus trabalhos, muitas vezes, sem remuneração e como voluntários.

Após discussão única outros sete projetos e dois requerimentos também receberam voto favorável de todos os legisladores. Cinco deles são assinados por Paulo Cesar de Farias (PPS) e denominam ruas localizadas no Jardim Pandorf, loteamento Santa Terezinha e no Centro, de ruas Lourival Gaida, Luis Carlos Gerytch, Agostinho Kordel, Pedro de Quadros e Plinio King.

As propostas restantes são de autoria do Executivo e autorizam este poder a abrir créditos adicionais suplementares, nos valores de R$ 359.900,00 e R$ 110.000,00, visando assegurar despesas com locação de caminhões e máquinas para conservação de vias rurais e para o pagamento de material hospitalar e outros materiais para o Hospital Anna Fiorillo Menarim.

Nos requerimentos, o Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB) e a vereadora Regiane Batista Severino (PRB), solicitam, respectivamente, que o Executivo envie informações acerca de pedidos feitos pelo Observatório Social de Castro e cujas respostas não foram enviadas, e voto de Congratulações a Alegra Foods, Unidade Industrial de Carnes, pela exportação do primeiro lote de produtos para o mercado internacional.

Proposição do vereador Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM) que prevê a proibição de cultivar plantas da espécie conhecida popularmente como “Coroa de Cristo” nas áreas públicas do município por possuir um látex cáustico, também constava na pauta para única votação. O documento recebeu pedido de vistas da vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC), para apresentação de emenda, e por este motivo não foi votado.

Aline pediu vistas de outro projeto, o de n° 48/15, que passaria por primeira apreciação, e fixa a jornada de trabalho do cargo de médico do trabalho pertencente ao regime estatutário do município. Os pedidos foram concedidos pelo Presidente, Gerson Sutil, por um período de cinco dias para análise complementar da parlamentar.

Para segunda votação constavam duas matérias que autorizam o Executivo a abrir créditos adicionais que totalizam R$ 15.000,00 para assegurar despesas com a aquisição de passagens áreas para as Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Urbano. Os projetos foram aprovados por unanimidade e seguem para sanção, bem como os que passaram por análise única.

Durante o expediente desta reunião foram apresentadas três indicações apontando necessidades da comunidade. Aline Sleutjes Roberto solicita providências que visem diminuir a velocidade de veículos que trafegam pela Rua Padre Piva e o cascalhamento na estrada do Palmital e região, e Luiz Cezar Canha (PSC) melhorias para a Travessa Campo Grande localizada na Vila Jeová.

A próxima sessão acontece na Casa de Leis no dia 17 de junho, às 14 horas.