Ano de 2014

por bruno — publicado 17/03/2015 13h35, última modificação 01/06/2021 16h04
Homenageado no ano de 2014
Wilson Garcia de Lima

Filho de José Garcia de Lima e Lucia Haus de Lima, Wilson Garcia de Lima nasceu em Ponta Grossa Paraná, no dia 28 de setembro de 1921. Cursou a escola primária no Grupo Escolar Senador Correia, e o Ginasial no Colégio Estadual Regente Feijó. Seu primeiro trabalho foi na Gráfica Montes e Pereira no ano de 1938, depois na Loja Evaldo Sauern em 1946. Em setembro de 1944 embarca para a Itália junto à Força Expedicionária Brasileira –FEB- para participar da Segunda grande Guerra Mundial retornando em maio de 1945.       Deixou sua pátria com destino ao Porto de Nápoles. Ficou sediado com a tropa na cidade de Staffolli província de Pisa (Regio Toscana). Antes de retornar participou de audiência juntamente com o Comando da FEB e com o Papa Pio XII, quando recebeu a Benção Apostólica. Casou-se com Ligia Menarim em setembro de 1946, passando a residir em Castro na Vila Rio Branco. Ali nasceram seus filhos, Luiz José, Edson Roberto, Léa Vitalina, Lucia Mara, Eliane Terezinha e Marilda. No mesmo bairro, em espaço próprio, montou Oficina Elétrica para conserto de carros, ofício que exerceu até ingressar nos Correios e Telégrafos. Em 1972, retornou a Ponta Grossa, e lá permaneceu até 2006, quando retornou definitivamente para Castro, onde reside até hoje à Rua Luiz Cardoso, nº 90, na Vila Rio Branco. Pela sua participação ativa na Segunda grande guerra Mundial recebeu as seguintes comendas e Medalhas:Medalha de Campanha, Medalha General Mascarenhas de Moraes Medalha de Combate, Medalha da Associação dos Expedicionários do Brasil, Medalha de Sangue; Medalha Cruz da Paz dos Veteranos da FEB – C. Grande 13 de Março de 2007, Diploma de Amigo da Brigada – Quinta Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa em 23 de Maio 2007, agradecimento da Associação dos Militares da Reserva de Ponta Grossa em 22 de Setembro de 2009, Cittadinanza Onorária del Comune de Montese, em  14 de Abril de 2013, Diploma de Membro Honorário do IV Corpo do Exército Americano e Diploma de sócio Honorário da Associação dos Militares da Reserva.