Sessão da Câmara de Castro é marcada por homenagens

por Thiago — publicado 17/10/2019 16h29, última modificação 17/10/2019 16h29
Vereadores prestaram congratulações para alunos premiados no Projeto Televisando, conselheiros tutelares, professores e médicos

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Castro dessa quarta-feira (16) foi marcada por homenagens. Durante a ordem do dia, foram votados e aprovados requerimentos de votos de congratulações aos alunos castrenses que foram premiados no Projeto Televisando, às conselheiras tutelares eleitas para o próximo mandato, às conselheiras que trabalharam neste mandato e para os professores e médicos do Município.

De autoria da vereadora presidente, Fátima Castro (MDB), o Requerimento 280/2019 solicitou congratulações aos alunos Fábio Valentim Zonato, do 3º ano da Escola Municipal Estação do Tronco, e Luiz Ricardo Freitas da Silva, do 5º ano B da Escola Municipal José Nery Carneiro Napoli. Eles foram ganhadores do Projeto Televisando nas categorias ilustração e história em quadrinhos, respectivamente.

“É um motivo de grande orgulho pra nós a premiação dos alunos castrenses que concorreram com alunos de todo o Paraná. A Câmara de Castro se sente feliz em recebê-los e gostaríamos de parabenizar por essa conquista que é motivo de orgulho pra nós. Também parabenizo as escolas por terem trabalhado isso e oportunizado a participação dos seus alunos no projeto”, comemorou Fátima.

Os conselheiros tutelares também foram homenageados. O vereador Maurício Kusdra (DC) requereu congratulações para as conselheiras tutelares eleitas e reeleitas para o mandato 2020-2023 e para as que atuaram no mandato 2016-2019. Ele destacou a importância do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar na proteção à criança e ao adolescente.

Já o vereador Herculano da Silva (PSC) solicitou congratulações para os professores e para os médicos, em homenagem ao dia dessas classes comemorado em 15 e 18 de outubro, respectivamente. O parlamentar destacou a importância dessas profissões dentro da sociedade, em especial dos professores.

O vereador e professor, Maurício Kusdra, agradeceu pela homenagem e lembrou-se das lutas da classe. “É preciso que a gente saiba reconhecer a importância dos professores não somente em uma data, mas reconhecer no dia a dia o profissional da educação. Nós entendemos que somente pela educação poderemos mudar a realidade”, disse. Além de Maurício e Herculano, os vereadores Joel Fadel (PSDB) e Antônio Sirlei (DEM) também usaram a palavra pra homenagear os mestres.

Projetos em votação

Em segunda votação, os vereadores aprovaram cinco projetos. O principal foi a redução do recesso parlamentar de 90 dias para 55. O projeto de autoria da vereadora presidente, Fátima Castro, e dos vereadores Antonio Sirlei, Cézar do Povo (PSC), Maurício Kusdra, Paulinho Farias (PPS) e Rafael Rabbers (DEM), tem por objetivo adequar a legislação local à Constituição Federal.

Os demais criam o cargo de auditor de tributos municipais no Poder Executivo, autorizam a abertura de crédito suplementar de R$ 167 mil para manutenção e pintura de ginásios, instituem a Semana do Trabalhador de Castro, de autoria do vereador Neto Fadel (PTB), e criam a campanha permanente contra os maus tratos e abandono de animais, de autoria do vereador Maurício Kusdra.