Arrecadação de Castro em 2021 superou 14% a previsão de receita

por claudiag — publicado 24/02/2022 13h31, última modificação 24/02/2022 13h31
Informação foi apresentada durante audiência pública de metas referente ao 3º quadrimestre

A arrecadação do município de Castro em 2021 superou em 14,87% a previsão. A informação foi apresentada durante audiência pública de avaliação do cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre realizada na Câmara Municipal de Castro na tarde desta quarta-feira (23/02), sob condução do vereador José Nocera (Patriota), presidente da comissão permanente de Finanças e Orçamento.

A explanação da prefeitura foi realizada por Emerson Fadel Gobbo, secretário municipal de Planejamento, Finanças e Desenvolvimento Urbano. Gobbo demonstrou através dos relatórios resumidos de execução orçamentária e de gestão fiscal que a estimativa de receita para o ano de 2021 era de pouco mais de R$ 250 milhões. No entanto, a receita arrecadada superou os R$ 285 milhões, resultando no superávit de 14,87%.

Com relação às despesas, o secretário mencionou que a soma entre as despesas correntes e de capital totalizaram aproximadamente R$ 252 milhões e representam 87,44% do valor arrecadado. A maior parte é investida nas despesas correntes que custeiam a manutenção das atividades dos órgãos da administração pública.

Sessão ordinária- Após a audiência pública, às 16 horas, o presidente da Câmara de Castro, vereador Neto Fadel (Patriota), abriu a última sessão ordinária do mês de fevereiro. Foram avaliados nove requerimentos neste encontro, proposições apresentadas pelos vereadores e aprovadas após votação em turno único.

O vereador Joel Antônio de Souza é autor de matéria que solicita informações ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PR) sobre a possibilidade de realizar operação tapa buracos na Rodovia PR-340 entre a Colônia Castrolanda e o Cruzo. O parlamentar argumenta que o pedido é de extrema necessidade. “Segundo informações dos motoristas, a rodovia está trazendo grande risco de acidentes, principalmente à noite, por tamanha quantidade de defeitos na pista”, ressalta no documento.

Ponto de ônibus- O vereador Jovenil Rodrigues (Podemos) protocolou indicação para apontar a necessidade de instalação de abrigo no ponto de ônibus localizado na Rua Rosana Cardoso Amato, em frente ao nº 370, no Jardim Araucária III. Na proposição, Jovenil menciona que os usuários do transporte coletivo e de empresas de transporte escolar solicitam essa providência, pois desde o início da linha o ponto sempre teve a mesma localização, porém sem identificação e cobertura. A indicação foi lida durante expediente da sessão e segue para a secretaria responsável.