Energia solar nas escolas

por claudiag — publicado 07/07/2022 14h15, última modificação 07/07/2022 14h15
Vereador Professor Jonathan sugere instalação de placas solares visando retorno ecológico e econômico

De olho na sustentabilidade e seu impacto no futuro, o vereador Professor Jonathan (PSC) apresentou na sessão ordinária desta quarta-feira (06/07), realizada pela Câmara Municipal de Castro, o requerimento nº 176/2022 em que solicita informações ao Executivo Municipal sobre a viabilidade de instalar painéis fotovoltaicos nas unidades municipais de ensino.

O vereador menciona que as placas solares fotovoltaicas podem ser o futuro da energia elétrica no munícipio e serem utilizadas tanto nas escolas como nos demais prédios públicos. “O investimento é alto, porém o retorno é muito maior, tanto ecologicamente, quanto financeiramente”, destaca Jonathan. Conforme levantamento apontado na proposição, a economia de uma unidade escolar superaria R$ 650 mil em 25 anos.

O presidente da Casa, vereador Neto Fadel (Patriota), comenta que a utilização de energias renováveis é uma tendência e vêm crescendo o número de prédios públicos brasileiros adequando-se a essa realidade. “A economia promovida através do uso de energia solar torna possível outros investimentos em benefício da comunidade”, declara.

Considerando o orçamento da secretaria de educação, Professor Jonathan solicita que a Escola Municipal Jardim Bela Vista seja a primeira contemplada e modelo para as demais unidades, visto que os alunos do 5º ano da instituição desenvolveram um projeto chamado Iluminar. Através da iniciativa os estudantes promoveram conscientização sobre o tema energia limpa e construíram três módulos de placas solares com materiais recicláveis que funcionaram como aquecedor solar caseiro.

Cultura- Nesta sessão o vereador Guto Beck (PP) apresentou dois requerimentos a serem encaminhados para a secretaria municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo. Nas proposições Guto questiona a pasta quanto a possibilidade do município restaurar a antiga “Casa de Sinhara” e qual a previsão de reabertura do Teatro Bento Mossurunga- Cine Marajá. “Os castrenses, especialmente os mais ligados às atividades culturais e sociais, aguardam ansiosamente pelo retorno das atividades nesse espaço importantíssimo para nossa cidade”, cita sobre o teatro.

Melhorias em estrada- O vereador Jovenil Rodrigues (Podemos) protocolou indicação em que aponta a necessidade de patrolamento e cascalhamento nas estradas da Invernada, sentido Lajeado dos Lemes, interior do município. Rodrigues relata que as estradas dessa localidade e região estão passando por obras de alargamento, mas a principal dificuldade dos moradores é transitar nessas vias em dias chuvosos.