Solenidade de 2012

por bruno — publicado 06/03/2015 15h35, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageados na Solenidade de 2012
Cláudio Hartkopf Lopes

Cláudio nasceu em Castro, filho de Walfrido Barreto Lopes e Carolina Hartkopf Lopes. Em 1967 mudou-se para Curitiba para cursar Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná. Cursou pós-graduação em engenharia dos alimentos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ingressou no centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo em 1995, e lá obteve o título de Mestre em Ciências em Energia Nuclear na Agricultura, em 1998. Atuou em programas de melhoria da qualidade do açúcar exportado pelo Brasil, escreveu e publicou manuais de qualidade de açúcar e álcool, atuou na Comissão Nacional do Álcool do Ministério da Industria e do Comércio como analista de projetos, sendo um dos responsáveis pela análise das destilarias de álcool a serem implantadas no país pelo PROALCOOL e participando do desenvolvimento dos projetos dos primeiros automóveis a álcool. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos e vinculado ao Departamento de Tecnologia Agroindustrial já representou o país no evento “Comissão Internacional de Métodos Uniformes para Análises de Açúcar no Canadá”. Cláudio reside desde 1972 em Piracicaba.

Noeval de Quadros

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, o Desembargador Noeval de Quadros também frequentou o curso de Mestrado em Direito Civil da PUC/ São Paulo. Tomou posse como Juiz de Direito em 15 de dezembro de 1980. Foi Juiz substituto em Ponta Grossa e titular nas Comarcas de Teixeira Soares, Palmeira, Wenceslau Braz, Castro, Maringá e Curitiba. Já exerceu as funções de Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Paraná entre 93 e 94, Diretor da Escola de Magistratura do Paraná entre 2000 e 2001, e Presidente do Conselho Consultivo da Escola Nacional da Magistratura em 2001. Em 2005 foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e em 2010 assumiu o cargo de Corregedor da Justiça. Foi eleito como Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Paraná para o biênio 2011-2013, tendo tomado posse em 1° de fevereiro de 2011. Noeval nasceu em Castro em 13 de agosto de 1951, filho de Walfrido de Quadros e Noemia Carneiro de Quadros.

Rudi Zappe

Filho de Léo Zappe e Conceição Aparecida Napoli Zappe, nascido em Castro em 30 de junho de 1952. Em Castro estudou nos Colégios São José, Vespasiano Carneiro de Mello e Cenecista Carlos Decker. Cursou Administração de Empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná e durante a faculdade começou como estagiário na FININVEST. Nesta empresa assumiu cargos na Diretoria Financeira, de Produtos, Regional, Comercial de Grandes Cotas, entre outros. Em 1998 tornou-se consultor e assessor de empresas que operam com crédito no varejo iniciando seus trabalhos na CREDIPAR e, com sua experiência, fez a empresa se tornar a mais rentável do Brasil no ramo de crédito no varejo. Em 2007 passou a trabalhar no grupo PARANÁBANCO onde atualmente exerce o cargo de Superintendente de Produtos de Varejo.