Ano de 1975

por bruno — publicado 10/03/2015 16h15, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageados do ano de 1975
Nicolau Hampf (in memorian)

Nasceu em Berlim em 31 de outubro. Em 1934, veio para o Brasil, instalando-se na Colônia Terra Nova. Em busca de condições para realizar o seu ideal de Mestre, de vocação hereditária, embora tivesse estudado em Berlim, procurou desde logo ampliar os seus conhecimentos no Brasil e sobre o país. Partiu para Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, onde cursou o ginásio. Em Ponta Grossa e em Castro, no Colégio Diocesano de Santa Cruz, completou seus estudos. Fez vários cursos, entre eles o de Licenciatura Experimental de Ciências e Matemática. Dedicou-se a tarefa de professor, com suas atividades profissionais no Colégio Diocesano de Santa Cruz, por 28 longos anos, onde também foi diretor. Ministrou aulas no Colégio São José, Ginásio Estadual Olegário de Macedo, Escola de Aplicação, anexa à Escola Normal Colegial Amanda Carneiro de Mello e no Colégio Comercial Carlos Decker, no qual também foi diretor. Lutou ainda pela alfabetização de adultos em Castro, percorrendo os postos de mobral no interior do município.

Paschoal Amato

Nasceu em São Paulo, vindo ainda muito jovem residir em Castro. Estudou no Colégio São José. Inicialmente foi auxiliar de seu pai nas atividades comerciais. Logo conquistou sua independência, instalou um armazém. Tornou-se um comerciante reconhecido ao abrir o "Bar Paschoal", que por vários anos foi o ponto de reunião da sociedade castrense. Junto ao bar abriu uma fábrica de sorvetes, que levou o seu nome e fez com que a cidade fosse ainda mais conhecida. Foi um dos batalhadores da instalação do Ginásio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello.

Antonio Ramin Silveira

Nasceu na Lapa, onde iniciou seus estudos no Grupo Escolar Dr. Manoel Pedro. Muito jovem saiu de sua cidade natal pra alcançar o seu ideal. Estabeleceu-se em várias cidades antes de fixar residência em Castro. Inicialmente trabalhou como colaborador na Farmácia Brasil, para se tornar mais tarde sócio, e finalmente proprietário. A escolha dessa profissão deu-lhe oportunidade de se comunicar com o povo castrense. Desde cedo ingressou na política militante, pertencendo ao extinto P.S.D. Foi eleito e reeleito vereador e presidente da Câmara. Ocupou ainda a presidência do Sindicato Rural. Na Loja Fraternidade Castrense, lutou sempre para amenizar o sofrimento dos menos favorecidos.