Câmara realiza audiência do Plano Municipal de Educação

por claudia — publicado 23/06/2015 20h01, última modificação 23/06/2015 20h01
Plano programa a educação municipal por período de dez anos

No final da tarde desta terça-feira, 23 de junho, às 17h30, a Câmara Municipal de Castro realizou Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação, disposto no projeto de lei n° 57/2015, que planeja a educação do município para os próximos dez anos (2015-2025).

A reunião foi aberta pelo Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB), e a condução dos trabalhos realizada pela vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Presidente da Comissão Permanente de Educação, Esporte e Cultura, cujos membros são os vereadores Herculano da Silva (PSL) e Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM).

O plano foi apresentado pela Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sueli Verdile, que faz parte da Comissão nomeada pela referida pasta para formular o documento. Segundo Sueli, o plano municipal deve estar alinhado aos elaborados nas esferas federal e estadual, e deve seguir as diretrizes estabelecidas pelo plano nacional.

A coordenadora explicou que durante a elaboração do estudo em Castro profissionais da educação participaram de cursos, palestras, e reuniões; foram realizados debates nas unidades escolares; elaborado o diagnóstico e estipuladas metas para a equipe e convocada audiência pública sobre o tema pela secretaria. Todo o trabalho, conforme exposto por Sueli, abrangerá 18 metas, como: universalização da educação, elevação das taxas de matrícula e, incentivo aos profissionais da educação à formação pós-graduação.

Ao final do encontro a vereadora Aline agradeceu a explicação e parabenizou a equipe que se dedicou à construção do programa. A parlamentar também ressaltou que a intenção da audiência era dar maior publicidade e divulgação ao projeto, que será votado amanhã, dia 24, durante sessão. “Temos consciência da responsabilidade que é votar este plano e queríamos oferecer a oportunidade de mais um debate para o tema”, concluiu.