Secretaria de Cultura realizará Concurso Literário anualmente

por claudiag — publicado 18/08/2022 13h49, última modificação 18/08/2022 13h49
Projeto aprovado pelos vereadores institui o concurso

O município de Castro realizará anualmente Concurso Literário para estimular e valorizar os escritores castrenses da atualidade. O projeto que institui o referido concurso foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Castro ontem, 17 de agosto, durante a sessão ordinária, e agora deve ser sancionado pelo prefeito municipal para tornar-se lei.

Conforme consta na proposição, o concurso será organizado pela secretaria municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo. A cada ano a secretaria e a comissão organizadora irão elaborar um regulamento para especificar os temas a serem abordados em cada edição, as condições para participação dos autores, as características das obras a serem inscritas e os critérios de avaliação.

O presidente da Câmara, Neto Fadel (Patriota), destaca que as obras do concurso deverão sempre ressaltar aspectos da vida castrense, como a história, costumes, vida econômica, biografias, cultura e educação. “É uma ótima iniciativa da secretaria para preservarmos a nossa história. Temos muitos talentos em nosso município e com certeza participarão do concurso”, menciona.

Na justificativa da proposta, o executivo exalta escritores castrenses de relevância para a literatura paranaense como Idalina Magalhães, Fidelis Bueno, Hilda Koller e Oney Barbosa Borba, o que evidencia a pertinência de ações do setor cultural do poder público nessa área.

As obras selecionadas pela comissão julgadora serão publicadas às custas do município, conforme recursos reservados em dotação própria. Os exemplares não poderão ser comercializados e serão distribuídos para escolas, bibliotecas, órgãos públicos e aos participantes e vencedores do concurso.

Distrito de Abapan- O vereador Joel Antônio de Souza (PSC) apresentou dois requerimentos no expediente dessa sessão solicitando melhorias para o distrito do Abapan, interior do município. No primeiro pedido de informações, Joel questiona a prefeitura municipal sobre a possibilidade de estender a rede de luz das ruas Adolfo Woellner e Jerônimo Sviercoski. Na segunda proposição, o parlamentar intercede pela implantação do Projeto Casa sem Poeira nas vilas Olho d`’Agua das Grutas, Butiá, Garibaldi, Ribeirãozinho, Costalco, Lago, Lageado, e Herval dos Limas. “O pedido é de extrema necessidade, pois os moradores dessas localidades sofrem muito com a poeira”, ressalta no documento.

Quadra Poliesportiva- Através de indicação, os vereadores Jhonnathan Flugel (Podemos) e Professor Jonathan (PSC) oficializam ao Executivo Municipal e à secretaria municipal de Esporte e Juventude, a necessidade de revitalização e melhorias na quadra poliesportiva do Jardim Nossa Senhora das Graças. O vereador argumenta que este é um pedido dos moradores do bairro, devido o local ser utilizado para recreação e receber grande movimento de pessoas. Jhonnathan também menciona na proposição a insegurança da quadra devido a falta de iluminação.