Presidente da Câmara de Castro participa da 1ª Reunião da Executiva Nacional do MDB Mulher, em Brasília*

por Helcio — publicado 07/02/2020 18h07, última modificação 07/02/2020 18h07
No encontro, foi elaborado planejamento para o biênio 2020-2021, com a participação de representantes estaduais, e discutidos temas referentes às Eleições Municipais deste ano
Presidente da Câmara de Castro participa da 1ª Reunião da Executiva Nacional do MDB Mulher, em Brasília*

1ª Reunião da Executiva Nacional do MDB Mulher

A presidente da Câmara Municipal de Castro, vereadora Fátima Castro (MDB), participou, nestas quarta e quinta-feira (5 e 6), em Brasília (DF), da 1° Reunião da Executiva Nacional do MDB Mulher. O encontro – que contou com a participação do presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP), e da presidente nacional do MDB Mulher, Fátima Pelaes, além de representantes estaduais – foi realizado no Hotel San Marco (Asa Sul). A vereadora Fátima Castro faz parte da diretoria da Executiva Estadual e da Executiva Nacional do MDB Mulher.

Durante o encontro, foi elaborado o planejamento para o biênio 2020-2021 das ações do MDB Mulher, com a participação de representantes estaduais. Fátima Castro, juntamente com as representantes da região Sul, apresentaram, no dia 5, o planejamento referente aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também foram discutidos temas referentes às Eleições Municipais deste ano.

O deputado Baleia Rossi destacou que a unidade será fundamental para o fortalecimento do MDB nas eleições municipais de outubro próximo. "Nós temos que estar juntos para fazer a diferença e aumentar a participação eleitoral do MDB”, disse.

Fátima Pelaes falou da importância de incentivar a participação política das mulheres, visando mais representatividade em todos os espaços da sociedade. "Queremos mostrar a política como um mecanismo de transformação social e as mulheres como agentes efetivas dos avanços sociais. E não só dos seus interesses, mas também como promotora das ações que beneficiem a sociedade na qual estão inseridas", afirmou. Durante a abertura do encontro, Pelaes lançou o “Movimento Mulheres 15”, que contempla o conjunto de ações que o MDB Mulher trabalhará para estimular mais mulheres a ter participação na vida política do país, “não só como candidatas”.

A chapa “MDB Mulher Unido, Forte e Verdadeiro” foi reeleita por 255 votos contra 47, em Convenção Nacional realizada em 30 de novembro passado. Para este ano, os esforços do MDB Mulher em todo o Brasil, sob a liderança das presidentes estaduais, estarão voltados para estimular a participação de mais mulheres na vida partidária e apoiá-las com informações políticas, técnicas e administrativas para que lancem candidaturas a prefeitas e vereadoras, nas eleições deste ano. Atualmente, em todo o País, o MDB conta com 128 prefeitas, 95 vice-prefeitas e 1.101 vereadoras.

‘Empoderamento’

Na avaliação da vereadora Fátima Castro, “todos os debates foram produtivos”. “Apresentamos o nosso planejamento para 2020, no qual também fizemos um levantamento da situação das mulheres. Cada estado trouxe a estatística de quantas prefeitas e quantas vereadoras eleitas, por cidade, para mapear como está o MDB nos municípios”, conta.

Segundo Fátima, na quarta-feira, cada participante gravou um depoimento em um vídeo institucional convidando as mulheres a entrarem na política. “O que nós queremos? O ‘empoderamento’ das mulheres, o fortalecimento da participação feminina na política. Somos a maioria em termos populacionais, mas, na política, somos minoria. Então, vai ser um trabalho de empoderamento e de chamamento à participação feminina na política”, explica.

Aplicativo

Durante a reunião, foram apresentadas ferramentas de gestão de trabalho, como um aplicativo para celulares, criado pelo MDB Mulher, para mapear a atuação das mulheres, organizar as pré-candidaturas e fortalecer a atuação feminina na política. “Por enquanto, o aplicativo está em fase de teste e criação. Somente nós, da Executiva Nacional, estamos testando e sugerindo melhorias”, conta Fátima. Segundo a vereadora, o aplicativo será disponibilizado a todas as filiadas ao MDB Mulher, no País.

Na quarta-feira, a reunião teve a participação do secretário especial de Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, que falou das ações desenvolvidas em sua pasta. Na tarde de quinta, foi a vez do ministro da Cidadania, Osmar Terra, mostrar as políticas públicas em execução e as novas ações que estão sendo criadas e implantadas pelo governo federal – como, por exemplo, a pensão vitalícia para crianças com microcefalia e novos programas, como o “Bolsa Atleta”. “O ministro também mencionou o apoio financeiro a asilos e às Apaes [Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais]”, lembra Fátima.

Ainda na tarde de quinta, foram debatidos o fundo partidário, os recursos para o período eleitoral e os recursos destinados ao repasse mensal aos estados. “Debatemos critérios de repasses, tema que será abordado com o presidente nacional do MDB e definido na nossa próxima reunião ordinária, em maio, após o período de janela para a mudança de partidos pelos pré-candidatos”, afirma a vereadora.

Os custos de viagem, locomoção e hospedagem da vereadora Fátima Castro para a reunião, em Brasília, foram pagos pela Executiva Nacional do MDB Mulher.

Programação

Na manhã da quarta-feira (5), após a abertura do encontro, com a presença do deputado Baleia Rossi e de Fátima Pelaes, houve a leitura das atas da Convenção Nacional e da reunião do Diretório Nacional, a aprovação do calendário de reuniões ordinárias da Executiva Nacional para este ano e a apresentação da proposta de trabalho, dos objetivos e das metas da Secretaria Nacional para o período 2020/2021 e também para as Eleições Municipais de 2020. À tarde, houve uma oficina de trabalho sobre planejamento com as presidentes estaduais e vice-presidentes regionais.

Na quinta (6) pela manhã, houve a apresentação do balanço do trabalho de monitoramento dos meses de outubro a dezembro de 2019 e a apresentação da prestação de contas do orçamento do MDB Mulher. A tarde foi reservada para a apresentação das coordenadoras nacionais e coordenadoras regionais e a apresentação do coordenador nacional dos núcleos.

*Com Assessoria da Executiva Nacional do MDB Mulher