Público prestigia “Noite Cultural”

por claudia — publicado 25/11/2016 16h55, última modificação 25/11/2016 16h55
Evento contou com apresentação musical e palestra do artista plástico Irineu Alves

Cerca de 100 pessoas prestigiaram a “Noite Cultural” realizada ontem, quinta-feira, dia 24, no Plenário Doutor Sidney Joel Iucksch anexo à sede administrativa do Legislativo castrense. O evento, fruto de parceria entre a Câmara Municipal de Castro, a Diretoria Municipal de Castro e o Museu do Tropeiro, contou com diversas apresentações culturais que exaltaram o tropeirismo e a história de Castro.

Os músicos Adriano Claro, Adriano Tarouco, Danilo Ribeiro e Fernando Mendes, foram os primeiros a se apresentar com o espetáculo Tropeada Musical. O show traz canções que ressaltam a importância do tropeiro, personagem que através de seus andares por todo nosso território contribuiu para a construção de nossa brasilidade. Durante esta apresentação, à convite do intérprete Fernando Mendes, a responsável pela criação do Museu do Tropeiro na Estrada Real, Eleni Cassia Vieira, recitou a poesia “Nomes” de Carlos Drummond de Andrade.

Finalizado o espetáculo, os presentes foram convidados a viajar pela história através do painel “Castro, Cidade Mãe do Paraná”, de autoria do artista plástico Irineu Graciano Alves e instalado recentemente no recinto. Irineu explicou durante palestra a respeito do formato utilizado para a confecção do painel, suas curiosidades, bem como todo o estudo que resultou na escolha dos elementos a serem utilizados para representar a cidade, como o tropeiro, a maria fumaça e os imigrantes.

Neste evento o artista , que ministra cursos de pintura e desenho desde 1987, fez a abertura oficial da exposição “Irineu Alves e Alunos” que estará aberta para visitação na Casa da Cultura Emília Erichsen do dia 01 de dezembro de 2016 a 28 de fevereiro de 2017. Na exposição o público poderá apreciar diversos quadros de Irineu e de 19 alunos que residem em Castro, Carambeí e Piraí do Sul.

A cerimônia foi conduzida pelo Presidente da Câmara, vereador Gerson Sutil (PSB), secretariado pelas vereadoras Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e Aline Sleutjes Roberto (PR), e contou com a presença do Procurador Geral do Município, Ronie Cardoso Filho, da Diretora Municipal de Cultura, Gisele Ávila Coradassi, e da Diretora do Museu do Tropeiro, Amélia Podolan. Também ficou registrada a presença do Presidente da ONG Núcleo de Amigos da Terra e Água, Carlos Roberto Solera, que juntamente com Eleni Vieira, é considerado embaixador do tropeirismo.