Castro já arrecadou 80% da previsão de receita para 2022

por claudiag — publicado 22/09/2022 13h13, última modificação 22/09/2022 13h13
Dados foram apresentados em audiência pública sobre o 2º quadrimestre

Durante a tarde desta quarta-feira (21/09), a Câmara Municipal de Castro reuniu-se em dois momentos. Às 14h30, a comissão permanente de Finanças e Orçamento, sob presidência do vereador José Nocera (Patriota), conduziu a audiência pública de apresentação do cumprimento das metas fiscais do executivo municipal referente ao segundo quadrimestre de 2022, que compreende os meses de maio, junho, julho e agosto.

O secretário municipal de Fazenda, Emerson Fadel Gobbo, fez a explanação das informações aos demais membros da comissão, Jhonnathan Flugel (Podemos) e Joel Antonio de Souza (PSC), e vereadores presentes. Gobbo destacou que a receita arrecadada pelo município entre janeiro e agosto superou os R$ 232 milhões. Para que o município atinja a previsão de receita anual, que é de R$ 289 milhões, a arrecadação de setembro a dezembro deve superar R$ 57 milhões.

Com relação às despesas, o secretário explicou que já foram liquidados cerca de R$ 160 milhões, que correspondem a produtos, serviços e obras que já foram entregues e/ou realizadas e cujas notas fiscais estão na contabilidade para pagamento. O montante representa 69,14% do valor arrecadado. Nos primeiros oito meses do ano, a prefeitura aplicou 24,30% em educação e 27,71% em saúde.

Segurança na Avenida Ronie Cardoso

Parlamentares solicitam novamente passarela com alambrado

O presidente Neto Fadel (Patriota) iniciou a sessão ordinária às 16 horas conforme determinação regimental. Os vereadores Joel Fadel (Patriota), Guto Beck (PP) e Jovenil Rodrigues (Podemos) apresentaram neste encontro um requerimento em que solicitam a intercessão do prefeito municipal junto ao Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná para a construção de passarela com alambrado de proteção para pedestres e acessibilidade para deficientes no trecho urbano da Avenida Prefeito Dr. Ronie Cardoso.

Joel Fadel relata que o pedido foi feito em oportunidades anteriores e reflete o anseio da população que reside no Jardim das Araucárias e precisa atravessar a rodovia para acessar outros bairros do município. “O movimento é intenso e a travessia é extremamente perigosa. Precisamos pensar na qualidade de vida e proteção dos nossos munícipes”, ressalta.

Jovenil e Guto Beck mencionam que a passarela é do interesse de todos e será de grande importância. “É algo muito necessário naquela localidade, o DER precisa olhar com muita atenção porque estamos tratando de vidas ali e não podemos brincar”, diz Beck. Professor Jonathan acredita que o local é o mais movimentado do município hoje. “Todo dia faço esse trajeto e às sete da manhã já não tem como atravessar”, destaca. Os autores convidaram os demais parlamentares para assinarem o documento que agora segue para providências.

Idosos do Socavão- O requerimento que contem as solicitações dos idosos do Distrito do Socavão, lidas na tribuna na reunião de 14 de setembro, também recebeu votação favorável na sessão desta quarta.  Dentre as solicitações está a destinação de local para construção de praça pública com espaços para os idosos, elaboração de lei de preferência na distribuição de fichas da saúde e ônibus com acessibilidade para transporte dos munícipes que residem no interior. No documento, todos os vereadores solicitam olhar atencioso do executivo para as reivindicações e o desenvolvimento daquelas que se mostrarem viáveis.

Crédito para o social- Três projetos de lei que autorizam o executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementares foram aprovados por unanimidade. O de maior valor, R$ 600 mil, resultado de superávit financeiro, será aplicado na secretaria municipal de Família e Desenvolvimento Social. O valor custeará serviços de transporte funerário para os usuários dos CRAS em situação de vulnerabilidade social, aquisição de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza e para manutenção de frota.

Lombada- O vereador Cezar do Povo (DEM) sugere a instalação de lombada na rua Dr. Otavio Novaes Júnior, no bairro Jardim Arapongas, nas proximidades do Colégio Dr. Jahyr Lopes. Por meio de indicação, o vereador menciona que os veículos trafegam em alta velocidade na via e colocam em risco principalmente as crianças. Cezar ressalta que o perigo aumenta em virtude de curva fechada existente na rua, onde já ocorreram casos de veículos invadirem residências.