“Castrense que Brilha” 2015

por claudia — publicado 03/09/2015 17h49, última modificação 03/09/2015 17h49
Cerimônia será realizada no sábado

              Às 18 horas deste sábado, dia 05 de setembro, a Câmara Municipal de Castro realizará a sessão solene de outorga do título de “Castrense que Brilha”. Esta é a 16ª vez que a Casa de Leis realiza a solenidade para homenagear pessoas que nasceram em Castro e se destacam regional, nacional ou internacionalmente, através de suas atuações, sejam profissionais, culturais ou em benefício ao próximo.

                A escolha das personalidades a serem homenageadas foi realizada pelos vereadores no dia 24 de junho. Entre os currículos enviados para o Legislativo constavam os nomes de Ademir de Oliveira Ferreira, Jayme Ferreira Bueno e João Amadeus Pereira Alves, os “Castrenses que Brilham” de 2015.

                Doutor em Ciência do Solo, Ademir de Oliveira Ferreira viveu em Castro de 1983 até 2002, quando foi cursar Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, instituição em que concluiu seu mestrado. De 2010 a 2014 estudou na Universidade Federal de Santa Maria, para conquista do título de Doutor, tendo realizado parte dos estudos na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, onde defendeu sua tese. Em 2014 iniciou seu Pós-Doutorado, também pela UEPG, cuja especialidade é a dinâmica da matéria orgânica em sistemas de manejo do solo.

                Jayme Ferreira Bueno concluiu bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Paraná nos anos de 1959 e 1960.  Concluiu o Mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1979. Dois anos depois, em 1981, foi para Lisboa, Portugal, como bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, e como leitor da Biblioteca Nacional Portuguesa. Em 1983, conquistou o título de Doutor em Literatura, pela Universidade de São Paulo-USP. Atuou no Ministério da Educação de 1997 a 2003, sendo até 2001 o Presidente da Comissão de Especialistas de Curso de Letras. Marcou presença em conferências em Madri, na Espanha, Buenos Aires, na Argentina, e na Ilha da Madeira, em Portugal.

                Graduado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Amadeus Pereira Alves, iniciou sua carreira profissional em colégios particular e estadual de nossa cidade.       Mudou-se para Bauru em 2002, para cursar o Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, obtendo o título em 2005. Em 2006, passou a atuar na formação de futuros educadores de Física, como Professor de Ensino Superior da UEPG. Concomitantemente ingressou no Doutorado, também em Educação para a Ciência da UNESP, com investigação voltada à construção da identidade do professor e pesquisador, concluído em 2010. É co-autor, da coleção didática “Ciências para nosso Tempo”.

                O evento faz parte das comemorações do dia de Castro, em parceria com o Lions Club e com a Prefeitura Municipal de Castro. O Presidente do Legislativo, Gerson Sutil (PSB) convida todos os castrenses para prestigiarem a cerimônia. “É grande a satisfação da Câmara em homenagear e receber, de volta à nossa terra, estes três filhos de Castro, que elevam o nome da cidade por onde passam”, frisou Sutil.