Câmara encerra período legislativo anual

por Salem Testa publicado 18/12/2023 14h47, última modificação 18/12/2023 14h47
Vereadores protocolaram 441 requerimentos e 284 indicações em 2023 e presidente da Casa comemora o trabalho realizado, pois os pedidos foram respondidos pelo Executivo mostrando que o trabalho realizado pelos vereadores está sendo efetivo

A última sessão ordinária de 2023 aconteceu na manhã de sexta-feira, 15 de dezembro, onde encerrou o período legislativo anual da Câmara Municipal de Castro. Durante o ano os vereadores apresentaram 441 requerimentos e 284 indicações e no decorrer deste ano os parlamentares também apreciaram mais de 110 projetos de lei.

O presidente da Câmara, Neto Fadel (Patriota), destacou que as sessões foram muito produtivas, “houve muitos debates e requerimentos que foram atendidos pelo Executivo Municipal onde foram apresentadas as demandas em sessão”.

No último encontro foram apreciados poucos pedidos, dentre eles o requerimento que pede informações sobre a possibilidade de criação ou implantação de UTI Pediátrica/Neonatal junto ao Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah, devido a grande demanda por atendimento pediátrico em nosso município, onde necessita-se de uma ala especializada para atendimento de casos mais urgentes, isso evitaria deslocamento a cidades vizinhas.

Outra solicitação em pauta foi referente à viabilidade de desenvolver projeto para criação de novas associações para coleta e separação de resíduos recicláveis e ampliação de estruturas já existentes, sendo de suma importância o cuidado com o meio ambiente incentivando a separação do lixo reciclável. Ambos os pedidos de autoria do vereador Guto Beck (PP).

Já o parlamentar Gerson Sutil (Podemos) apresentou uma indicação sobre a necessidade de realizar melhorias no Mercado do Produtor, sendo que no texto do pedido foram destacadas essas reformas sendo elas: melhoria na ventilação, instalação de ralos e pontos de escoamento. “A ventilação no local ela não existe, eu penso que ela precisa ser repensada e reprojetado, o vento preciso circular ali” como causa do calor excessivo no local, os produtos que estão expostos ali acabam perecendo.

No ano de 2023 a Câmara de Vereadores de Castro realizou 40 sessões ordinárias, como determina o regimento interno, além de sessões extraordinárias e audiências públicas. A Casa de Leis estará em recesso a partir de amanhã terça-feira, dia 19/12, até 02 de janeiro de 2024. As atividades retornam no dia 03 de janeiro, o período legislativo anual iniciará em 02 de fevereiro e as sessões iniciam no dia 21 de fevereiro.