Período legislativo do mandato 2013-2016 encerra

por claudia — publicado 15/12/2016 18h04, última modificação 15/12/2016 18h04
Vereadores falam sobre os últimos quatro anos na sessão que encerra a legislatura de 2013-2016

A Câmara Municipal de Castro realizou na tarde desta quinta-feira, 15 de dezembro, às 14 horas, a última sessão ordinária anual e também a última da legislatura de 2013 a 2016. A reunião, além da votação das matérias, foi marcada pelos discursos de encerramento de mandato. O Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB) e a vereadora Aline Sleutjes Roberto (PR) falaram na tribuna.

Gerson Sutil (PSB) fez uma retrospectiva dos últimos dois anos, período em que presidiu a Câmara, e relembrou projetos, requerimentos, indicações, e os temas que mais preocuparam os vereadores desde 2013, como o hospital Anna Fiorillo Menarim, a educação e as condições das estradas rurais. Sutil também abordou sobre modernizações do Legislativo como a transmissão online das sessões, atitudes legislativas visando a valorização da história de Castro e agradeceu a cada um dos servidores e vereadores. “Construímos e somos parte de um mandato diferenciado, de vereadores ativos e dispostos a alterar a realidade de Castro para melhor. É com sentimento de gratidão que desejo que Deus, em sua infinita bondade ilumine o Natal de todas as famílias e nos permita renascer para o ano que está por vir”, finalizou Sutil.

A vereadora Aline Sleutjes Roberto (PR) falou na tribuna para despedir-se, agradecer e registrar momentos importantes nestes oito anos como vereadora e 16 anos como política. Agradeceu a todos os funcionários da Casa, que sempre a ajudaram prontamente, a Deus, a família e aos eleitores. Aline também falou a cada um dos vereadores ressaltando as qualidades e desejando sorte e sucesso.  A vereadora declarou que sai de cabeça erguida da Câmara e com a sensação de dever cumprido. “Alguns sonhos não se realizaram, como ser eleita deputada estadual há dois anos e a prefeita nesta eleição, mas o tempo de Deus é diferente do nosso, em tudo há um propósito e uma hora certa, quem sabe o meu tempo ainda não tenha chegado”, concluiu Aline.

Ao final da sessão, durante a palavra livre, todos os outros parlamentares também se pronunciaram e externaram seus agradecimentos aos servidores da Câmara, aos seus assessores parlamentares, e ao relacionamento que estabeleceram entre si durante os quatro anos.

Votações da última sessão anual

Durante a ordem do dia os vereadores aprovaram quatro projetos de lei e 12 projetos de decreto legislativo. Através de três propostas de lei os parlamentares autorizaram a Prefeitura Municipal a abrir créditos adicionais que juntos somam mais de quatro milhões de reais para pagamento dos salários dos servidores municipais. Deste total R$ 2 milhões e sessenta e seis mil provem de recursos economizados pela Câmara Municipal durante o ano de 2016. O último projeto é de autoria do vereador Joel Elias Fadel (PSDB) que nomina trecho localizado no Parque Lacustre II de Rua Luiz Antonio dos Santos.

Os projetos de decreto legislativo, por sua vez, referendam o pagamento de indenização por danos materiais a Joelcio Gomes de Bonfim e convênios a serem firmados com entidades assistenciais. Esses 18 documentos totalizam mais de R$ 1 milhão e 940 mil e beneficiarão a Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quilici, Obras Sociais espírita Mariliana Barbosa, Unidade de Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos- São Vicente de Paulo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação de Assistência Social de Castrolanda e Associação Irmãs Cavanis.