Entidades de atendimento a idosos receberão recursos

por claudiag — publicado 26/08/2021 14h08, última modificação 26/08/2021 14h08
Plenário aprova celebração de termos de fomento entre Município e instituições

O Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente de Paulo e o Lar Mariliana Barbosa receberão repasses de recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa. Foram aprovados na sessão ordinária desta quarta-feira, 25 de agosto, os decretos legislativos que autorizam o executivo municipal a celebrar termos de fomento com as instituições de longa permanência para pessoas idosas.

O valor de quase R$ 80 mil é proveniente da destinação dos contribuintes do Imposto de Renda. Conforme especificado nos planos de trabalho das entidades, o Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente de Paulo irá investir no reparo do telhado das áreas de atendimento em saúde e o Lar Mariliana Barbosa aplicará sua parte para melhorar o ambiente físico da unidade e mobiliar satisfatoriamente os cômodos que abrigam as idosas.

Neto Fadel (Patriota), presidente da Câmara Municipal de Castro, comenta que acompanhou a assinatura dos termos de fomento na prefeitura em 17 de agosto, junto do prefeito Moacyr Fadel, secretária da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Fadel, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e do vereador Professor Jonathan.

O presidente menciona que a destinação desses recursos é muito importante para que as instituições possam dar continuidade ao trabalho e sejam um ambiente seguro e agradável aos idosos que ali residem. “Aproveito para parabenizar e agradecer os castrenses que destinaram os recursos do seu imposto para o fundo. As duas entidades são fundamentais para nossa sociedade e essa é uma forma de reconhecermos o valor do serviço que desenvolvem”, ressalta.

Nos termos de fomento estão descritas as obrigações das partes, dotações e repasses financeiros a serem realizados conforme plano de trabalho e o cronograma de execução das atividades.

Cadeia Pública- O vereador Joel Fadel (Patriota) com apoio do presidente Neto Fadel, e dos vereadores Jhonnathan Flugel (Podemos) e Guto Beck (PP), solicitou através de requerimento que o prefeito municipal interceda junto ao governador do Paraná e ao secretário de estado da Segurança Pública pela construção de nova cadeia pública fora do perímetro urbano de Castro.

Na proposição os vereadores argumentam que a cadeia pública de Castro está localizada em via de acesso ao centro da cidade, próxima a escolas, comércios e serviços públicos. Além disso, o local abriga mais presos que sua capacidade e é um perigo para a segurança dos munícipes. Durante discussão do documento, Joel Fadel citou que essa é uma reivindicação antiga dos vereadores. “A cadeia está mal posicionada e é pequena, ali não tem espaço para aumentar”, declarou.

Rondas no Jardim São Miguel- A pedido de moradores do Jardim São Miguel, o vereador Gerson Sutil (PSC) apresentou indicação solicitando a realização de patrulhamento preventivo mais frequente da Guarda Municipal no bairro, principalmente no período da noite. A população do local acredita que o patrulhamento irá inibir roubos e invasão de casas, acontecimentos frequentes na localidade.