Ano de 1999

por bruno — publicado 18/03/2015 12h05, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageado no ano de 1999

João Maria Ferraz Diniz

João Maria Ferraz Diniz nasceu em Castro em 24 de julho de 1941. É filho de Paraílio Diniz e Izolina Ferraz Diniz. Casado com Doris Eudea Rodrigues Diniz teve cinco flhas: Dora Deise, Denise Aparecida, Daniele Cristina, Dinah Célia e Débora Regina. Diniz estudou nas Escolas Isoladas Iapó e Vila Santa Cruz. No Grupo Escolar Lineu Madureira Novaes completou o curso primário. Em 1956, frequentou o curso secundário no Colégio Santa Cruz e Ginásio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello. Já o segundo grau cursou em 1969 no Colégio Agrícola Augusto Ribas, em Ponta Grossa. Também estudou no curso de Formação de Professores em Técnicas Agrícolas, em Curitiba, em 1965. Prestou vestibular para Medicina Veterinária na Universidade Federal do Paraná (1963), sendo aprovado em primeiro lugar. Gradou-se veterinário em 1967. Fez Mestrado na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (1975-1977). Ocupa uma das cadeiras da Academia Paranaense de Medicina Veterinária.

Idalina Bueno de Magalhães ( IN MEMORIAN)

Idalina Bueno de Magalhães nasceu em Castro em 13 de fevereiro de 1916. Ela é filha de Licinio Pereira Bueno e Leonete Franco Bueno e viúva de João Mendes de Magalhães, com quem teve três filhos: Lília, Gil e Leila Maria. Estudou no Grupo Escolar Dr. Vicente Machado e Colégio São José, em Castro. Em 1939 e 1949, realizou em Curitiba, no Colégio Novo Ateneu, os exames de Madureza (criado no Brasil para adultos, de idade mínima de 16 anos, que não possuem os cursos regulares, de quatro e três anos, do primeiro e segundo graus).Na Universidade do Paraná, em 1951, ela fez o curso de Suficiência de História do Brasil. Idalina cursou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná e de Ponta Grossa, iniciou o curso de Letras Clássicas, mas desistiu em 1942, e tem diploma de bacharel e licenciatura em Geografia e História. Ela já ocupou o cargo de secretária da Prefeitura Municipal de Tomazina (1935 – 1936). Nessa cidade e em Santo Antonio da Platina, ela foi funcionária do Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná (1937-1938). Exerceu outras funções, como escriturária e escrevente da 3ª Circunscrição Agrícola, em Castro (1951- 1965), e assistente técnica da Divisão de Ensino Secundário, da Secretaria de Estado da Educação, Curitiba (de abril a julho de 1970). Idalina foi professora em diversas instituições de ensino e deu aulas particulares de Português, Francês, Geografia, História e Datilografia. Faz parte também de várias entidades culturais, entre elas a Academia Feminina de Letras do Paraná, dos Campos Gerais, Associação Profissional de Escritores do Paraná e Academia José de Alencar.

Aurelino Menarim Junior

Aurelino Menarim Junior nasceu em 8 de março de 1940 em Castro. É filho de Elvira Torres e Aurelino Menarim. Cursou os 1º e 2º graus no Colégio Diocesano de Santa Cruz. Em Curitiba, graduou-se em Medicina Veterinária pela Escola de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Paraná, em 1962. Participou de cursos de pós-graduação em São Paulo, Wisconsin (EUA), Londrina e Colorado (EUA), além de vários outras atividades e estágios. Foi vereador da Câmara Municipal de Castro de 1963 à 1966; membro do Conselho Riograndense de Inseminação Artificial, da Comissão de Alto Nível do Ministério da Agricultura para assuntos de Inseminação Artificial, do Conselho Regional de Medidicina Veterinária da 3ª Região em dois mandatos, do Departamento Técnico da Sociedade Rural do Paraná e do Comitê Editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Além disso, foi consultor técnico do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, professor substituto de Zooctenia da Fundação Universidade Estadual de Londrina, presidente da Associação de Veterinários do Norte do Paraná, diretor do Departamento Econômico da Sociedade Rural do Paraná, diretor do Setor de Pecuária Leiteira da Sociedade Rural do Paraná e presidente da Sociedade Brasileira de Transferência de Embriões. Fez várias conferências, simpósios, palestras e cursos em diversas cidade do Brasil e em outros países, como Venezuela, Estados Unidos e México. Além disso, foi convidado para visitar a Argentina, Índia, França, Estados Unidos, Venezuela e Japão para avaliar exposições de gado.