Mercado do Produtor receberá nome de Francisco Leocádio Canha

por claudiag — publicado 08/12/2022 14h49, última modificação 08/12/2022 14h49
Projeto de autoria do Vereador Gerson Sutil autoriza homenagem

Em sessão ordinária conduzida pelo presidente, vereador Neto Fadel (Patriota), a Câmara de Castro aprovou o projeto de lei nº 78/2022 para que o Mercado do Produtor, construído na Vila Santa Cruz, receba o nome de Francisco Leocádio Canha. De autoria do vereador Gerson Sutil (PSC), a proposição homenageia o castrense conhecido como “Chiquinho Canha”, principalmente no interior do município.

Durante discussão da proposta, o vereador Gerson Sutil destacou que Chiquinho, falecido em agosto de 2021, era agricultor e muito querido em várias comunidades do Distrito do Socavão, como São Lourenço, Butiazal e Marianos. “Quando foi colocada a rede de água ali, o Chiquinho disponibilizou não só mão de obra como materiais. É uma homenagem merecida e mais do que justa”, mencionou Sutil. “Uma pessoa maravilhosa, boníssima, querido por todos, fiquei feliz com a escolha do nome”, completou o vereador Joel Fadel (Patriota) sobre o homenageado.

Ainda em sua fala, Sutil relatou os benefícios que o Mercado do Produtor irá proporcionar aos pequenos produtores do município, um espaço para expor e vender seus produtos. “Vem para melhorar e valorizar o pequeno produtor do nosso município quando o assunto é comercialização de seus produtos”, enfatizou o vereador.

O Mercado do Produtor está localizado na Rua Adolfo Gustavo Lesnau, ao lado do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar. O prédio terá 966,50 m² e contará com 21 box, além de área para palestras e orientação aos produtores e expositores. Em breve o local deverá funcionar para atendimento de toda população.

Periculosidade- Os vereadores também aprovaram na sessão o projeto de lei complementar nº 04/2022 que altera redação de dispositivo do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. A alteração desmembra a gratificação de periculosidade em duas novas categorias para que correspondam a Norma Regulamentadora NR-16 do Ministério do Trabalho, em razão da implementação do e-social a partir do exercício de 2023. A mudança permitirá a manutenção do pagamento de benefícios já concedidos e não acarretará aumento de despesa com pessoal.

Redutor de velocidade- Nesta sessão o vereador Jovenil Rodrigues (Podemos) apresentou indicação solicitando a instalação de lombada na Rua José Waldemar Iucksch, próximo ao cruzamento com a Rua Jack Fadel, no Jardim Arapongas. Jovenil relata no documento que a via tornou-se muito perigosa devido a alta velocidade com que os motoristas trafegam. O vereador acredita que a medida irá garantir um trânsito mais seguro a todos os usuários.