Melhorias para o Abapan

por claudiag — publicado 02/06/2022 15h23, última modificação 02/06/2022 15h23
Vereador Joel Antônio de Souza (PSC) questiona Executivo sobre possibilidade de asfaltar ruas e implantar projeto no distrito rural

Na sessão ordinária da tarde de ontem, 01 de junho, da Câmara Municipal de Castro constou na pauta dos trabalhos dois requerimentos de autoria do vereador Joel Antônio de Souza (PSC) solicitando informações sobre a possibilidade de a prefeitura municipal executar algumas melhorias no Distrito de Abapan, interior do município.

Souza requer o asfaltamento de ruas da principal vila do distrito, em especial cita as vias Mathias Lazarini, Jango Macedo, Joani Pereira Canani, Jerônimo Sviercoski, Pedro Lameu, Cecilia Machado, Ivo Kogut e Adolfo Woellner. “Os moradores aguardam muito tempo essa obra, diariamente transeuntes e motoristas das localidades sofrem com a poeira, barro e buracos”, justifica. Em outro pedido, o vereador Joel questiona sobre a possibilidade de implantação do projeto “Casa sem Poeira” nas Vilas Herval do Xaxim, Cidade Nova e São Luis, pertencentes ao território do Abapan.

O presidente da Câmara, vereador Neto Fadel (Patriota), explica que o projeto “Casa sem Poeira” foi desenvolvido no ano passado pela prefeitura com o objetivo de levar asfalto ou calçamento poliédrico para as comunidades rurais. “Várias vilas já receberam esse benefício, uma medida que, além da melhoria de infraestrutura, é um investimento na qualidade de vida dos munícipes”, relata.

O Distrito do Abapan situa-se a 35 km de distância da sede do município e por ele passa a Estrada do Cerne, rodovia que liga a capital Curitiba até a PR-170 em Alvorada do Sul, na divisa com o Estado de São Paulo.

Conselho de Turismo- O projeto de lei nº 31/2022 segue para sanção do prefeito municipal após ser aprovado em segunda votação. A matéria apresenta alterações na composição do Conselho Municipal de Turismo que passará de 14 para 10 integrantes, sendo cinco representantes do Executivo Municipal e cinco membros da sociedade civil ligados ao Turismo. Dentre as atribuições deste conselho estão a coordenação e incentivo de políticas públicas voltadas ao turismo, promoção de ações para captação de novos investimentos para o setor e a captação de recursos de outros órgãos e esferas administrativas para o setor.

Limpeza- O vereador Jhonnathan Flugel (Podemos) apresentou duas indicações no expediente desta sessão. Na primeira proposição o parlamentar solicita que a secretaria municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente realize limpeza e roçada da Rua José Muniz Bueno, localizada no Tronco, e menciona que o mato alto está atrapalhando os pedestres que transitam pela via. No segundo documento, Flugel reitera indicação apresentada em 2021 e aponta a necessidade de instalação de lombada na Rua São Tomé, próxima ao nº 288.