Créditos garantem obras e melhorias

por claudiag — publicado 28/10/2021 15h09, última modificação 28/10/2021 15h09
Cerca de R$ 1,3 milhão serão investidos em escolas e CMEIs

Na última sessão ordinária de outubro, realizada ontem (27/10), os vereadores aprovaram a abertura de créditos adicionais que somam mais de R$ 2,3 milhões. O valor está distribuído em seis projetos de lei, todos de autoria do executivo, e irão assegurar investimentos no município através de anulação e suplementação de dotações orçamentárias.

Cerca de R$ 1,3 milhões serão aplicados em escolas e CMEI’s. Para a reforma e ampliação da Escola Municipal de Campo de Tanque Grande serão apropriados mais de R$ 540 mil e outros R$ 110 mil para a contratação de empresa que executará a pintura do CMEI Rivadávia de Gracia de Lara. O restante, R$ 738 mil, serão investidos em obras no CMEI Elizabeth Kugler e na cobertura de quadras esportivas das escolas municipais José Nery, Dalila Ayres, Marilda da Fonseca Fadel e Estação do Tronco.

O presidente da Câmara, Neto Fadel (Patriota), explica que a abertura de créditos adicionais especiais ou suplementares dependem de autorização do legislativo, pois ocasionam mudanças na execução do orçamento vigente. “Em sua grande maioria, os créditos são suplementados e remanejados com orçamento disponível dentro das próprias secretarias, saem de uma atividade para outra que a gestão compreenda de maior prioridade. É um ajuste do orçamento disponível para que sejam atingidos os objetivos da administração”, expõe.

Os demais projetos aprovados autorizam a execução da obra de construção da nova célula no aterro sanitário municipal, contratação de empresa para fornecimento de energia elétrica para rede de iluminação pública em diversas localidades do município e aquisição de mobiliário e equipamentos para o auditório da secretaria de Educação.

Mulheres do Agro- O vereador Rafael Rabbers (PTC) apresentou voto de congratulações em homenagem às castrenses Ana Carla de Oliveira Bueno, suinocultora e criadora do grupo de whatsapp Mulheres na Suinocultura, e Debora Noordegraaf, coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista da Cooperativa Castrolanda. As duas figuram na lista das 100 mulheres mais poderosas do Agro da Forbes Brasil, um dos veículos de comunicação mais conceituados sobre economia e negócios. “Sem dúvidas, são fundamentais no desenvolvimento econômico de Castro e região, além de elevar o nome de nossa cidade a nível nacional”, ressalta Rabbers no documento.