Audiência Pública- Autoridades e comunidade debatem segurança

por claudia — publicado 22/03/2016 17h30, última modificação 22/03/2016 17h29
Delegado da Polícia Civil, Comandante da PM e Secretária de Segurança participaram de encontro

Na noite de ontem, segunda-feira, 21 de março, o plenário da Câmara Municipal de Castro sediou debate sobre a Segurança Pública do município, devido a onda de assaltos que vem acontecendo, principalmente, no comércio local. O Presidente do Legislativo, vereador Gerson Sutil (PSB), explicou que o intuito da reunião era escutar, orientar, buscar soluções e alternativas para diminuir a ocorrência de ações criminosas. Acompanhado pelo Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, do Delegado da Polícia Civil, Emmanoel David, do Comandante da PM, Tenente Leandro Azevedo Thereza, e da Secretária Municipal de Segurança Pública, Regina Vassão, o parlamentar falou sobre a importância da união para erradicação do problema e convidou as autoridades de segurança para expor seus posicionamentos acerca do tema.

O Delegado da Polícia Civil, Emmanoel David, relatou que de um ano para cá a cidade cresceu, a criminalidade aumentou, mas o efetivo continuou o mesmo. O delegado acredita que a cidade vive uma onda de criminalidade sazonal, e lembrou que ela já passou por momentos mais críticos no tocante a segurança. David ressaltou que os órgãos competentes querem que a cidade seja bem vista no Estado do Paraná, e que para tentar mudar a situação tem-se unido com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal para efetivamente fazer segurança pública, como foi realizado no aniversário da cidade.

O Comandante da PM, Tenente Leandro Thereza, explicou que a 3ª Companhia, vinculada ao 1° Batalhão de Ponta Grossa, atua em Castro e atende também as cidades de Carambeí, Piraí do Sul, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés. O tenente destacou as dificuldades enfrentadas no cotidiano por conta da falta de policiais e estrutura, visto que, por exemplo, algumas viaturas estão paradas por falta de manutenção, e falou sobre a criação de uma companhia independente na cidade, que possibilitaria a vinda de um número maior de agentes.

A Secretária Municipal de Segurança, Regina Vassão, abordou que possui uma vantagem em relação à PM e Polícia Civil, devido a pasta possuir recursos próprios, advindos da arrecadação de zona verde, o que possibilitou a compra de novas viaturas, motos, e investimentos em treinamentos. Regina enfatizou que a aquisição de câmeras de monitoramento está em fase de licitação, e que a ideia é unificar a central de atendimento da Guarda e da PM, para que atendam numa mesma ação. Além disso, a secretária afirmou que uma das prioridades é contratar mais guardas para fazer um posto avançado nos Distritos de Socavão e Abapan.

O Presidente da Acecastro, Lino Lopes, falou na tribuna e reconheceu o esforço da PM, delegacia, e guarda municipal, que têm desenvolvido um trabalho brilhante mesmo diante das dificuldades, e solicitou uma reflexão no intuito de fazer um inventário das necessidades mais urgentes dos órgãos de segurança. Lopes solicitou que os vereadores cobrem comprometimento dos candidatos a deputado, para que tragam recursos para Castro, e aos poderes Executivo e Legislativo, que reforcem as leis orçamentárias no tocante a segurança que, neste momento, necessita maiores investimentos.

Os vereadores Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Joel Elias Fadel (PSDB) e Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) se pronunciaram sobre o assunto e propuseram-se a levar aos representantes do estado as reivindicações e necessidades da segurança na cidade. “Temos que ir até o Governador, pedir que olhe com mais carinho para Castro, que produz tanto, possui tanta riqueza, para que dê mais retorno para nós, como na área de segurança”, frisou Joel Fadel, que protocolou, na tarde de ontem, requerimento solicitando a construção de uma nova cadeia no município.

Aline evidenciou que o trabalho executado na cidade é de qualidade, mas com a melhoria da estrutura poderia ser ainda melhor. “É uma situação triste, entendemos que não é um problema exclusivo de Castro, mas nós estamos em Castro, e queremos resolver o problema em Castro, que é o que compete a nós”, citou a vereadora. Fátima, por sua vez, enfatizou que conseguiu recursos para Castro junto a deputados que apoiou, mas que ainda não havia solicitado verba para este setor. A vereadora garantiu que irá enviar o pedido a seus aliados políticos e colocou-se a disposição.  “Juntos podemos fazer a diferença, ninguém faz nada sozinho”, disse a parlamentar.

O Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, também falou sobre a necessidade de pressionar o Governo do Estado para que de melhores condições de trabalho para as polícias, e reivindicou maior participação da comunidade castrense, assunto recorrente durante o encontro. O prefeito e demais autoridades explicaram que existe lei que autoriza a composição do conselho municipal de segurança, mas falta comprometimento da sociedade e alguém que realmente a represente, participando, cobrando, exigindo, mas também colaborando. “Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão unidos para combater a segurança, somos parceiros, mas temos limites e não podemos ultrapassar o que a lei determina”, destacou Cardoso.

Ao final das falas oficiais, vários munícipes apresentaram sugestões, dúvidas e opiniões. Neste momento também se manifestou a Juíza do Fórum da Comarca de Castro, a Doutora Erica Watanabe, que discorreu sobre o trabalho que o Judiciário vem desenvolvendo na cidade.