Vereadores aprovaram pedidos de melhoria no município de Castro

por Salem Testa publicado 03/05/2024 14h09, última modificação 03/05/2024 14h09
Solicitações municipais abordam iluminação, parceria e saúde pública

Na tarde de ontem (02) a Câmara Municipal de Castro realizou a sessão legislativa, onde foram apresentadas demandas importantes para a comunidade Castrense, abrangendo melhorias na infraestrutura, apoio a eventos esportivos e ações de saúde pública. Os vereadores solicitaram informações detalhadas dos Secretários Municipais sobre três questões distintas, visando o bem-estar e a segurança dos munícipes:

Em um esforço para garantir a segurança viária e a comodidade dos moradores, foi requerido ao Superintendente Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informações sobre a viabilidade de aprimoramento na iluminação pública da rotatória do novo acesso à cidade, situada na PR-151. A iluminação adequada não apenas promove a segurança dos condutores, pedestres e ciclistas, mas também contribui para a prevenção de acidentes e a fluidez do tráfego durante a noite no local.

Com base na Lei Municipal n.º 4.044/2023, foram solicitadas informações ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Esporte e Juventude acerca da organização e realização dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa de Castro (JOMPIC). Esses jogos representam não apenas uma oportunidade para a promoção da saúde e integração social dos idosos, mas também um compromisso com a legislação local que visa garantir o acesso igualitário a atividades esportivas e de lazer para todas as faixas etárias da população.

Em um esforço conjunto para fortalecer o estoque de sangue e atender às demandas da comunidade em situações de emergência médica, parlamentar solicitou ao Prefeito Municipal e à Secretária Municipal da Saúde informações sobre a possibilidade de promover, uma parceria com o Hemepar, para campanha de doação e coleta de sangue na cidade. A doação de sangue é um ato de solidariedade essencial que pode salvar vidas, e a realização de campanhas locais facilita o acesso dos cidadãos a essa importante prática de saúde pública.

Esse pedido já possui data para acontecer. A doação está marcada para o dia 11 de maio, das 8h às 17h, no ambulatório do Hospital Anna Fiorillo Menarim. O agendamento pode ser realizado através do link: https://forms.office.com/XdXDphdazP

Outros pedidos também apresentados em sessão foram votados para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento do município de Castro.

Sessão Extraordinária

Antes da realização da sessão ordinária, ocorreu uma sessão extraordinária para discutir o projeto de decreto legislativo nº 01/2024, que aprova a Prestação de Contas do Poder Executivo Municipal de Castro referente ao exercício financeiro de 2021.