Guarda Mirim conhece os processos da Câmara através do Projeto Sessão Jovem

por Salem Testa publicado 06/06/2024 13h30, última modificação 06/06/2024 13h30
Alunos entre 8 a 16 anos discutiram pedidos de melhoria para a cidade

Na manhã desta quinta-feira (06), os alunos da Guarda Mirim realizaram uma visita à Câmara Municipal de Castro para participar do "Projeto Praticando Cidadania", na sua modalidade da Sessão Jovem, conforme estabelecido pela resolução 09/2019. Este projeto tem como objetivo promover a participação das escolas municipais, estaduais e particulares no âmbito da Câmara, buscando aproximar os alunos do poder legislativo.

Durante a sessão, os vereadores mirins apresentaram e discutiram pedidos, tendo a oportunidade de expressar suas opiniões para a melhoria do município e do bairro. Em seguida, os alunos puderam conhecer as instalações da Câmara.

Sobre a Guarda Mirim

Criado em Castro no ano de 2017, o projeto da Guarda Mirim tem como missão contribuir para a inclusão social e auxiliar na formação e qualificação de adolescentes que enfrentam vulnerabilidade social ou são identificados em situação de violação de direitos, contrária ao que é previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A integração das crianças e adolescentes no projeto ocorre por meio de encaminhamentos feitos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), porém a continuidade e a participação nas atividades são voluntárias. Dentro do Serviço de Convivência, os usuários são acompanhados e, de acordo com a realidade de cada um, recebem apoio para superar situações de violação de direitos e para o desenvolvimento geral.

Sobre o projeto

O projeto Sessão Jovem (Criança/Adulto) oferece aos estudantes a vivência do exercício da vereança, inclusive com a participação em sessão especialmente realizada para o projeto, além de apresentar a função do legislativo, executivo e judiciário, das atividades que são desenvolvidas na Casa Legislativa e como é realizada a sessão. Os alunos puderam viver esse momento com a produção, apresentação e discussão de pedidos.

As escolas poderão agendar a participação através do telefone 42 3233 8500, com a Comunicação Social na modalidade da Sessão Criança com os alunos do Ensino Fundamental I e a Sessão Jovem com os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.