Dia do Taekwondo e campanha Dezembro Verde são aprovados na Câmara
Na sessão ordinária desta quarta-feira (30), os vereadores da Câmara Municipal de Castro aprovaram o Projeto de Lei 42/2025, que institui a campanha “Dezembro Verde” para combate ao abandono de animais no Município. O PL é de autoria do vereador Pedro Jaremczuk (investigador Pedro) e foi aprovado em segunda votação, ou seja, agora segue diretamente para sanção do prefeito, para tornar-se lei municipal.
Também foi aprovado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 39/2025, de autoria do vereador Renato Oscar da Silva Cordeiro (professor Pandorff), para instituição do Dia do Taekwondo, no calendário de comemorações oficiais de Castro. O PL, que volta para nova votação na próxima sessão, recebeu emenda modificativa do vereador Ricardo dos Santos (investigador Ricardo), e passa a propor o Dia das Artes Marciais.
Requerimentos
Durante a sessão também foram aprovados 17 requerimentos, de autoria de 12 vereadores presentes. Entre os requerimentos, o de número 208/2025, do vereador Renato Oscar da Silva Cordeiro (professor Pandorff), que sugere ao prefeito a implantação de projeto de lei que institua passe livre aos atletas e paratletas do Município. “A ideia dessa proposta é beneficiar atletas e paratletas de todas as modalidades, com o transporte público. A medida vai facilitar o dia a dia de quem mora longe dos locais de treino e, principalmente atletas de baixa renda ou aqueles que não têm condições e que não conseguem colocar na sua programação financeira esse custo, isso cria condições iguais para que crianças, jovens e adultos possam treinar e possam dedicar-se ao esporte sem obstáculos, potencializando chances de desenvolvimento e sucesso”, justificou o vereador, ao fazer uso da tribuna.
Outro requerimento aprovado na sessão é de autoria do vereador presidente, Gerson Sutil, e tem apoio de todos os demais vereadores. O pedido é direcionado ao Executivo Municipal, e levanta questionamentos sobre a equiparação salarial dos Técnicos de Enfermagem do Município.
Também foram aprovados requerimentos dos vereadores Jovenil Rodrigues de Freitas, Ricardo dos Santos (investigador Ricardo), João Paulo Machado (professor João Paulo), Paulo Cesar de Farias, Kleber Roberto Sviercoski (professor Kleber), Paulo Roberto Nocera Junior, Pedro Jaremczuk (investigador Pedro), Luiz Cezar Canha Ferreira (Cezar do Povo), Fatima Castro e Aldori José Corso.
Entre os temas abordados nos requerimentos estão programas sociais, sugestão de voto de congratulação, infraestrutura urbana e rural, segurança pública, meio ambiente, pagamento e isenção de IPTU por moradores dos bairros Jardim Alvorada I e II, campanha Maio Amarelo e pagamento do bolsa-estágio aos estudantes contratados pelo Poder Executivo. Também foram aprovadas 11 indicações, na sessão desta quarta-feira (30).