Câmara recebe visita de estudantes do Abapã
Na terça-feira (25), um grupo com mais de 40 alunos, do Colégio Estadual Profª Edina Woellner Sviercoski, do Distrito do Abapã, visitou a Câmara de Vereadores. Além de conhecer as instalações da Casa de Leis, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os processos legislativos, e sobre a função e os trabalhos realizados pelos vereadores e servidores da Câmara.
O vereador e professor Kleber Roberto Sviercoski, que também é morador do Distrito, acompanhou a visita e explicou aos alunos sobre trâmites dos projetos de lei, trabalho das comissões permanentes da Casa, como a de Finanças e Orçamento, da qual é presidente, e, tirou dúvidas dos estudantes, incentivando a participação deles e da comunidade, nas sessões e no dia a dia do Poder Legislativo.
A experiência foi descrita pela professora Rubia Carneiro, responsável pela visita. Ela destacou a importância da aproximação, da comunidade escolar com os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo, e afirmou que o contato dos alunos com o ambiente e as informações compartilhadas, contribuíram com o despertar de consciência dos estudantes. “A visita à Câmara Municipal de Castro foi uma experiência importante para aproximar nossos estudantes do exercício real da cidadania. Ao conhecerem de perto o funcionamento do Poder Legislativo, compreenderam que as leis que organizam a vida da comunidade não surgem por acaso: são debatidas, analisadas e votadas em um espaço que representa a voz da população. Caminhar pelos corredores, conhecer o plenário, observar as mesas, os microfones e os painéis — elementos até então vistos apenas em livros ou imagens — permitiu que os alunos percebessem o quanto essas decisões fazem parte do nosso cotidiano. Mais do que apresentar um órgão público, a visita despertou neles a consciência de que a política é feita por pessoas e para pessoas, e que, como cidadãos em formação, também têm o direito e o dever de acompanhar, questionar e contribuir para o bem comum”, salientou.
Rubia finalizou destacando os objetivos da visita - compreender o funcionamento da Câmara Municipal e o papel dos vereadores e reconhecer-se como sujeito político capaz de propor melhorias para sua comunidade, e agradeceu a acolhida do Legislativo. “Encerramos o encontro com um profundo sentimento de gratidão. Agradecemos ao vereador Professor Kleber, que nos recebeu com atenção e disponibilidade, respondendo às curiosidades dos estudantes e mostrando, de forma simples e clara, a importância do trabalho legislativo para a cidade. Nosso agradecimento especial também à Luana, que nos guiou durante todo o percurso, trazendo informações que tornaram tudo ainda mais compreensível e acolhedor. A dedicação de ambos tornou a experiência mais rica, significativa e inspiradora para nossos alunos, fortalecendo seu aprendizado sobre participação social e cidadania”.
A Câmara Municipal de Castro mantém as portas abertas para visitas, com horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 12 às 18 horas. Através do projeto Praticando Cidadania - Escola Jovem, também recebe grupos de estudantes para condução de sessão simuladas, e que podem apresentar projetos e requerimentos, posteriormente direcionados para sessões em plenário. As visitas devem ser previamente agendadas, pelo telefone (42) 3233-8500.
