Câmara sedia Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Ocorreu no plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (22), o primeiro dia da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência foi realizada pela Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Contou com a participação dos vereadores Fatima Castro e Renato Oscar da Silva Cordeiro (Pandorff), assim como do prefeito, Reinaldo Cardoso, secretários municipais de Assistência Social, Gunter Lesnau e de Saúde, Matilvani Moreira, do promotor de Justiça Luiz Alexandre Prestes de Souza, da segunda promotoria de Justiça de Castro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, João Maria Pedroso de Almeida e coordenadora do Serviço de Acolhimento São Vicente de Paulo, Cleonice Fatima de Almeida.
Ao abrir os discursos no início do encontro, João Maria Pedroso de Almeida afirmou que a Conferência representa espaço de escuta, troca e construção. “Nós, pessoas idosas, temos vez, temos história e temos direito de participar das decisões que afetam nossas vidas. A participação nos conselhos e nas conferências mostra que envelhecer não é se calar, é continuar lutando, é garantir que as políticas públicas atendam as nossas necessidades e respeitem a nossa trajetória”.
Na sequência a vereadora Fatima Castro falou de estudos recentes que mostram o crescimento da população idosa e destacou que os dados apontam para a necessidade de o poder público aprimorar o planejamento das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. “A Conferência é o momento de conferirmos a execução da política pública para pessoa idosa no município e pensarmos em propostas do que queremos para o futuro”, ressaltou, destacando que dentro dos eixos discutidos no encontro, serão considerados os futuros desafios, temas como a destinação de recursos, e acolhimento e o papel da família.
O prefeito, Reinaldo Cardoso, citou em sua fala o papel da pessoa idosa na sociedade e afirmou “idade não é dificuldade, é mérito [...] você aprende com a vida a experiência de como fazer e viver melhor, e só questão de determinação. Vamos mostrar que podemos participar da nossa sociedade ativamente”, destacou.
A programação da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa contou ainda com apresentação cultural do grupo do Centro de Convivência Therezinha da Fonseca e com a palestra: Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação, ministrada por Adrianis Galdino da Silva Junior. Ao longo da tarde foram realizadas as discussões de propostas dentro dos Grupos de Trabalho (GT). A programação segue até sexta-feira (23), com mais apresentação cultural e eleição, para escolha de representantes na 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná, além de outras atividades.