Vereadores apresentam Moção de Apoio a Fundação ABC e CTP

por claudia — publicado 03/09/2015 14h57, última modificação 03/09/2015 14h57
Reunião foi transmitida online via rádio

A Câmara Municipal de Castro realizou, às 14 horas, desta quarta-feira, dia 02 de setembro, a primeira sessão ordinária do mês. Esta reunião iniciou a fase de testes da transmissão online, em tempo real, via rádio, através do site www.castro.pr.leg.br. O Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), convida os castrenses para ouvir as sessões e contribuir caso evidenciem falhas. “É importante que a comunidade nos ajude nesta fase de testes, para que possamos solucionar todos os problemas e o sistema passe a funcionar da melhor maneira”, ressalta Sutil.

Todos os vereadores apresentaram neste encontro Moção em demonstração de apoio da Casa de Leis ao Centro de Treinamento de Pecuaristas – CTP e a Fundação ABC,  ante a ocupação da Fazenda Capão do Cipó, local em que desenvolvem trabalhos na área de pesquisa e tecnologia há mais de 40 anos, capacitando e qualificando pequenos e médios produtores rurais do Município.

O Vice-Presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros Gomes, aproveitou a oportunidade e usou a tribuna para abordar sobre a situação hoje vivida por Castro. Gomes agradeceu aos vereadores pela moção e defendeu a permanência da Fundação ABC e do CTP na área hoje ocupada pelo MST, e a continuidade das pesquisas, treinamentos e capacitações realizadas pelas duas instituições. “Fundação e CTP são esteio educacional de difusão de tecnologia, de treinamento, ensinamento, são suporte. Porque destruir o que já está feito? Porque mudar? Castro já perdeu Zootecnia e a possibilidade de uma escola de queijos para Ponta Grossa, estamos perdendo educação, se é uma área da União, está sendo muito bem usada para educação”, disse.

Durante a ordem do dia, em votação única, seis requerimentos e dois projetos de lei foram aprovados. Aline Sleutjes Roberto (PSDC) requer ao Executivo informações quanto a regularização fundiária no Município, e quanto a normalização das linhas de transporte público urbano no período noturno, visto que a empresa contratada tem deixado de realizar o serviço por conta do incêndio provocado a veículo de sua propriedade.

Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC) questiona a prefeitura quanto a não retirada de poste, que se encontra quase no meio da Rua Projetada 3, no Bairro Invernada do Matadouro. O parlamentar Itari Cropolato (PSL) requisita dados acerca da falta de manutenção do poço artesiano e da bomba da comunidade do Cercado, visto que há mais de três anos não é realizada a manutenção e a comunidade sofre com problemas no abastecimento de água.

Joel Elias Fadel (PSDB) por sua vez pleiteia esclarecimentos referentes à instalação de semáforo entre as Ruas Major Otávio Novaes com a Rua Dom Pedro II, tendo em vista que a medida deve vir acompanhada de estudos prévios e outras ruas tem maior necessidade de colocação do instrumento. O sexto documento é assinado pelo vereador Paulo Cesar de Farias (PPS) que solicita voto de pesar pelo falecimento da Senhora Edite de Fátima Tobias.

Uma das propostas de lei é de autoria de Gerson Sutil, que denomina como Rua Carlos Ernesto Kugler, a rua de acesso ao Jardim Alvorada, e a outra, de iniciativa do Executivo, cria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Passaram por segunda votação em plenário quatro projetos que, aprovados, seguem para sanção. Eles autorizam o Executivo a abrir crédito adicional para assegurar despesas com a confecção de revistas e transporte e aquisição de calcário, a criar o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Segurança de Castro e a conceder isenção de tributos municipais à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Para primeira discussão constavam na pauta outras cinco proposições. A matéria que extingue as Secretaria Municipais de Gestão Pública e de Planejamento e cria a Secretaria Municipal de Administração, não foi votada porque recebeu pedido de informações complementares pelas Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento.

Os quatro restantes foram aprovados por unanimidade. Eles autorizam o Executivo a criar, no quadro de provimento efetivo, o cargo de engenheiro para a área de saúde, técnico de edificações, a ampliar o número de vagas de assistente social e de guardas municipais, e a reduzir o número de vagas de agente de trânsito.

Foram apresentadas nesta reunião sete indicações que apontam necessidades da comunidade castrense. Paulo Cesar de Farias solicita a abertura de rua localizada na Vila Rosário, paralela a Rua José Arthur de Jesus, e a colocação de lombada na Rua Henrique Pereira em frente ao n° 07; Luiz Cezar Canha Ferreira pede melhorias para o posto de saúde do Bairro dos Ferreiras e a ampliação do manilhamento no Jardim Social Primavera no local denominado Beco; Aline Sleutjes a realização de estudos para instalação de semáforo na esquina das Ruas Francisco de Assis Andrade com a Rua Cruz Machado; José Otávio Nocera (PMDB) a colocação de capa asfáltica nas ruas da Vila Farias; e, Itari Cropolato a limpeza urgente de lixo na entrada da estrada do Maracanã.

A próxima sessão acontece na Casa de Leis,no dia 09 de setembro, no horário regimental.