Rotary recebe Lei de utilidade pública

por claudia — publicado 17/08/2015 19h59, última modificação 17/08/2015 19h59
Projeto foi aprovado por unanimidade

Às 18h30 desta segunda-feira, dia 17 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), e os vereadores Herculano da Silva (PSL), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Itari Cropolato (PSL) e Aline Sleutjes Roberto (PSDC), receberam o Presidente do Rotary Club de Castro, Juliano Micheli, e companheiros rotarianos, para entrega oficial da Lei n° 3145/2015, que declara a associação como de utilidade pública.

Gerson Sutil, autor do projeto de lei n° 134/2015, que deu origem a Lei, declarou ser grande a sua satisfação em ser o autor da proposta e falou algumas das ações da entidade que colabora e ajuda Castro e seus cidadãos, como: campanhas em prol da APAE, apoio às atividades da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ajuda a Casa da Criança “Padre Marcelo Quilici”, Asilo São Vicente de Paulo e Hospital Anna Fiorillo Menarim.

Gerson ressaltou que neste ano, durante as comemorações do aniversário de Castro em março, o Rotary realizou a 1ª Expo e Flor, uma exposição de flores, planta e mudas, e os R$ 19 mil arrecadados foram entregues a entidades assistenciais. “Obrigado a todos vocês que fazem parte do Rotary por sempre servir e ajudar a comunidade castrense. Entregamos esta Lei como reconhecimento à importância da associação para a nossa sociedade e esperamos que ela traga os esperados benefícios”, finalizou Sutil.

A vereadora Fátima, que já foi rotariana, disse que é muito gratificante entregar o título de utilidade pública para uma entidade como o Rotary que tem o compromisso de servir. A parlamentar destacou que o Rotary tem sido atuante no interior, nos distritos, e suas ações mudam e oportunizam a vida das pessoas, como a instalação de biblioteca na escola de Tanque Grande. “São pequenos gestos de grandes significados para a vida das pessoas. É uma grande satisfação conceder esta utilidade pública para ajudar o Rotary a fazer mais do que já faz hoje”, salientou.

O Presidente do Rotary, por sua vez, agradeceu aos vereadores pela aprovação unânime do projeto visto que a lei irá ajudar muito a associação, como a isenção do alvará para organizar eventos, o que irá permitir destinar ainda mais aos que tem necessidade.

O rotariano Vergilio Carvalho também fez uso da palavra e explicou que em Castro a entidade conta com 20 voluntários, está presente em mais de 200 países, tem 550 distritos, e os rotarianos somam 1 milhão e 200 mil pessoas. “É uma corrente de solidariedade, e em meu nome particular e em nome do clube agradeço a Câmara por este gesto importante”, concluiu.